CALENDÁRIO
Calendário

A mudança no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) trouxe muitas dúvidas sobre quando realizar o Exame Toxicológico periódico. Preencha os dados abaixo para o Laboratório Sapiens e ajudar você com os prazos.

DATA DE VENCIMENTO DA CNH:
SELECIONE A FAIXA ETÁRIA:
11- Quando o motorista precisará realizar o exame toxicológico periódico?

A nova lei federal de trânsito – 14.071/20, informa que a realização do exame toxicológico periódico para motoristas com idade inferior a 70 anos, deverá ser feita a partir da data de coleta do último exame de modalidade CNH (emissão ou renovação).

Para os condutores acima de 70 anos, o exame poderá ser realizado no momento da renovação da CNH.

Levando em consideração a ampliação do aumento da validade da CNH devido a nova lei, o exame toxicológico periódico deverá ser realizado nas seguintes condições;

  • Motoristas com idade inferior a 50 anos de categorias C, D e E, precisarão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Porém, dentre esse período, será necessário realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção a cada 2 anos e 6 meses.
  • Motoristas com idade igual ou superior a 50 e inferior a 70 anos, a renovação da CNH ocorrerá a cada 5 anos. Contudo, o exame toxicológico também é necessário a cada 2 anos e 6 meses.
  • Motoristas com 70 anos ou mais deverão renovar a CNH a cada 3 anos. Para estes condutores, o exame toxicológico poderá ser realizado no momento da renovação.

Para saber as datas que você precisará realizar o exame toxicológico, acesse nosso calendário!

Ou, agende seu Exame Toxicológico clicando aqui!

AGENDE SEU EXAME

Agora que já sabe o período correto de renovação de seu exame toxicológico, faça o agendamento direto com a Sapiens.

AGENDAR EXAME