Se você deseja tirar sua primeira habilitação, sei que certamente está sentindo um friozinho na barriga só de pensar na prova prática. Ser avaliado por uma pessoa que está bem do seu lado no carro é desconcertante, ficamos realmente apreensivos.

É comum ouvir de pacientes, que não entendem o porque não conseguem passar na prova, já que estão bem tecnicamente e para o instrutor da auto escola, não tem mais nada a apreender isso acaba gerando frustração tanto no instrutor quanto aluno.

Os erros clássicos que levam a reprovação são: seta, freio de mão, não engatar a primeira marcha no pare. Observe que são erros de atenção.

Atualmente o índice de reprovação na prova pratica de direção veicular é grande e vem crescendo a cada dia segundo dados estatísticos dos Detrans.

São os fatores preponderantes para a reprovação que estão ligados mais a estrutura de personalidade e ao estado emocional do que a parte técnica embora ela seja fundamental também.

Nesse artigo vamos mostrar-lhes que a Psicologia pode ajudar e ser o diferencial na vida dessas pessoas que estão sofrendo por não ter a aprovação da tão sonhada carteira de motorista.

E porque o candidato a CNH não consegue manter a atenção na prova?! A resposta é simples e posso resumir em uma palavra: ANSIEDADE.

 

DICA 1

CAPRICHE NA ESCOLHA DA AUTOESCOLA

 

Sim, tem muita autoescola deixando a desejar e prestando serviços ruins por aí. Na verdade eu diria que a grande maioria, infelizmente, tem um modelo inflexível e desumano que visa lucro apenas não oferecendo suporte emocional para ao aluno. Algumas delas com instrutores incapacitados emocionalmente para ensinar (Eu também tenho curso de instrutora e trabalho treinando e capacitando instrutores em Psicologia do Trânsito. Se você é instrutor pode agendar uma sessão online, por videochamada, que te atenderei dando orientações psicológicas nesse sentido).

Então, antes de decidir qual auto escola escolher troque ideias com pessoas que já passaram por lá ou pesquise sobre a mesma na internet e no Procon.

DICA 2
O INSTRUTOR E O CARRO

 

Existe algo que é fundamental para dar certo em qualquer situação de aprendizado ou de tratamento, a empatia.

Empatia é a faculdade de compreender emocionalmente
um objeto (um quadro, p.ex.)
ou melhor e a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Você provavelmente já foi em algum profissional que não gostou porque não teve empatia ai você simplesmente não voltou ou mudou procurou outro. Assim deve ser na escolha do instrutor ele terá o mesmo papel que um professor de alfabetização teve na sua vida pois, te ensinará a dirigir, e então se o aprendizado não for bom, desde o princípio, pode ter reflexos ruins para o resto da vida. Se estiver escolhido e não gostou troque sem medo de ser feliz. Pense em você e em quanto está investindo!!

Entre nos carros disponíveis na auto escola, ajuste o banco e veja qual se sente mais confortável, que te dê mais segurança e visibilidade afinal e nele que você fará a prova.

DICA 3
FAÇA PROVAS SIMULADAS

 

Converse com o instrutor para que ele te avalie cada aula com postura de avaliador (examinador) e te diga quantos pontos você fez. Assim poderá ajustar aquilo que não está a contento e acostumará ao sentir-se avaliada .

DICA 4
NÃO FAÇA AULAS UM DIA ANTES OU NO DIA DA PROVA

 

Não faça aula um dia antes da prova, no dia então, nunca. Você já aprendeu, pegou aula suficiente e está pronta para fazer a prova. Chega!

Descanse sua cabeça pois precisará dela na hora da prova como nunca. Sugiro atividade de lazer no dia anterior um cineminha por exemplo.

DICA 5
FOCO NA HORA DA PROVA

 

Focar na tarefa, nas etapas fazer por partes rua por rua. Sim a ansiedade está ai presente e você está sentindo todos os sintomas dela, porém saberá manter o foco no que está fazendo e não no que está sentindo.

Eu posso te ajudar a administrar essa ansiedade temos exercícios que podem ajudar na atenção e concentração através da terapia online.

DICA 6
BUSQUE AJUDA ESPECIALIZADA
PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

 

Vários podem ser os fatores que podem estar interferindo no seu sucesso na hora da prova por isso busque ajuda especializada a terapia pode te ajudar a descobrir o que está acontecendo e assim reverter essa situação a seu favor.

DICA 7
ESTUDE O PERCURSO, PREPARE A MEMÓRIA!

 

Vá até o local em outro dia que não seja o seu dia de prova, procure videos do percurso, escreva as etapas desenhe… enfim utilize todos os recursos que fortaleça sua memória a reforce seu aprendizado.

DICA 8
APRENDA A REVERTER
O PENSAMENTO NEGATIVO EM POSITIVO

 

Dúvidas vão surgir na hora da prova e você terá pensamentos negativos que tentaram te boicotar, reverta em positivo usando recursos mentais de lembranças de outras pequenas vitórias reais que você tem no processo: Fiz bastante aulas! Estou bem na aulas! Farei a prova no local que é familiar para mim já conheço estudei para isso! O carro é o mesmo das aulas, entre outros que possa descobrir por si mesmo.

DICA 9
CONHEÇA AS PONTUAÇÕES

 

Você sabe quantos pontos fará caso o carro apague? Qual falta é eliminatória? Você pode passar com três pontos, sabia? Importante ir sabendo e conhecendo seus direitos e deveres assim caso o carro apague por exemplo você saberá que fez 2 pontos e não reprovou ainda…. pode continuar a prova.

DICA 10
DEPOIS DE APROVADO AJUDE PESSOAS QUE VÃO TIRAR A CNH

 

Ajude outras pessoas se você está aprovada(o)! Ajude, motive outras pessoas com histórias positivas porque o pensamento negativo contamina e pode prejudicar a prova que ele fará futuramente.

SEJA GENTIL E COMPARTILHE SUA EXPERIÊNCIA POSITIVA COM OUTRAS PESSOAS.

 

10-dicas-de-uma-psicologa-do-transito-tirar-cnh-psicologo-online

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE
COM UMA PSICÓLOGA DO TRÂNSITO

 

A Psicologia do trânsito é a ciência que estuda o comportamento, cognição e emoções dos seres humanos no trânsito. E o psicólogo do trânsito pode atuar não só com exames psicotécnicos, mas também com terapia e palestras sobre o comportamento humano na conduta do motorista, sendo relevante para a sociedade que cada dia mais tem sido vítima de um trânsito tão desumano.

Por isso, consultar um psicólogo especialista em trânsito pode ser muito produtivo e positivo podendo te ajudar a compreender melhor sua personalidade diante da complexidade que é dirigir e como fazer parte deste meio social, afinal o trânsito é para todos tanto do aprendiz quanto daquele que já aprendeu, como costumo dizer: quando somos motoristas aprendemos a ser pedestres.

Clique aqui, conheça meu consultório online e agende uma sessão agora mesmo. O atendimento se dá através de um sistema de videochamada muito simples e seguro que abrirá no site da clínica, dentro do navegador mesmo. Você terá orientação psicológica de como executar uma boa prova e administrar a ansiedade de forma eficaz.

Clique aqui e leia também meu artigo sobre com 10 conselhos para superar o medo de dirigir.